O International English Language Testing System é um teste de proficiência em língua inglesa considerado no mundo todo o exame mais confiável para medir a capacidade de um candidato comunicar-se em inglês. É o teste preferido pelas instituições de ensino do Reino Unido e pela grande maioria das instituições na Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Além do reconhecimento crescente por parte de Instituições nos EUA. Além disso, foi eleito pelos departamentos de imigração da Austrália, Nova Zelândia e Canadá como requisito indispensável em seus processos de concessão de vistos para imigração.

O IELTS abrange as quatro habilidades de comunicação presentes nas situações da vida profissional e acadêmica dos candidatos: Interpretação Oral, Leitura, Redação e Conversação. Os módulos Compreensão Oral e Conversação são iguais para todos os candidatos. Para Interpretação de texto e

Redação, há duas versões possíveis: Academic – para Candidatos que pretendem estudar em uma instituição estrangeira, e General Training – ideal para candidatos que estão em processo de visto de imigração ou para fins profissionais.

O IELTS fornece uma avaliação precisa do desempenho de seus candidatos, tornando possível identificar pontos fortes e fracos de cada um. O teste mostrará, numa escala de 1 a 9, a performance dos candidatos em cada um dos quatro módulos e também fornecerá uma média gera, classificando-os desde “não usuários da língua” até “totalmente proficiente”.

Cabe a cada instituição solicitante do teste a escolha da nota mínima necessária. Porém em geral as Instituições de ensino pedem média de 6.0 ou 6.5 para ingresso em cursos de graduação ou pós-graduação. Alguns cursos específicos, para os quais a necessidade de conhecimento da língua é essencial (Medicina, Direito, Literatura), podem pedir notas mais altas. Para casos de solicitação de visto, os departamentos de imigração devem ser consultados pra informações sobre as notas.